quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Especialista faz alerta sobre a "Síndrome da Visão do Computador"

sexta-feira, agosto 29, 2014 - Nenhum Comentário
 

 


Foto: iStock / Reprodução.



 
Você trabalha muitas horas na frente do computador? Sente dor de cabeça, estresse, visão embaçada, vermelhidão nos olhos, sensação de olho seco e rigidez do pescoço com certa frequência? Então, cuidado: você pode estar forçando a visão além do necessário e ser um potencial candidato a desenvolver a Síndrome da Visão do Computador.

 
A grosso modo, esta síndrome acontece quando uma pessoa, ao focar durante muito tempo de forma repetitiva na tela do computador, tendem a piscar menos os olhos e eles ficam irritados por causa da má lubrificação. Por conta disso, a pessoa acaba precisando "focar e desfocar" o tempo todo para manter as imagens definidas, causando uma tensão visual para poder enxergar.

 
Segundo dados do National Institute of Occupational Safety and Health (NIOSH), nos Estados Unidos, estima-se que 90% das pessoas que passam três horas ou mais no computador são afetadas por esta síndrome. Para falar mais sobre este assunto, o Café com Notícias conversou com o médico oftalmologista do, Dr. Omar Assae, 44 anos, que atua como gerente médico do Centro de Estudos do Hospital CEMA. Acompanhe a entrevista:

 
1) Uma vez diagnosticado com a Síndrome da Visão do Computador, como se dá o tratamento?

 
Não se trata de uma doença propriamente dita, então não existe medicação para fazer o tratamento, normalmente, existem recomendações que são feitas aos pacientes que desenvolvem este tipo de síndrome, no sentido de aliviar os sintomas. Para tentar amenizar, recomenda-se em geral, ajuste de brilho do monitor, distancia adequada em relação ao mesmo, evitar de ficar muitas horas seguidas em frente ao monitor, posicionamento adequado em relação ao seu ângulo de visão.

 
2) Profissionais que trabalham muitas horas na frente do computador, o que devem fazer para evitar a Síndrome da Visão do Computador?

 
Não se recomenda mais de duas horas ininterruptas na frente do monitor, uso de colírios lubrificantes, ajuste de brilho e luminosidade da tela, são algumas medidas que podem reduzir a possibilidade do aparecimento desta síndrome.
 

 
3) O uso de monitores antigos ou com excesso de brilho na tela podem prejudicar ainda mais quem sofre desta doença?

 
Não, independentemente do modelo de monitor, não haverá prejuízo da visão, mesmo os modelos mais antigos, como os de fósforo verde, por exemplo. O que deve ser levado em conta é o tempo em que o paciente fica com o olhar fixo num mesmo objeto e numa mesma distância.


Foto: iStock / Reprodução.


 







4) Como pessoas com maior sensibilidade à luz devem fazer para se precaver desta Síndrome da Visão do Computador?

 
A fotossensibilidade não faz piorar o quadro de pacientes que possuam Síndrome da Visão do Computador. Um correto ajuste de brilho e contraste no monitor, podem ajudar a reduzir a fotossensibilidade do paciente.

 
5) Mito ou verdade: pessoas com olhos claros tem mais sensibilidade à luz e por isso mais chance de desenvolver a Síndrome da Visão do Computador?

 
Mito. As pessoas com cores mais clara de olhos têm mais sensibilidade à luz porque a luz que vem do meio externo tem menos "barreiras" (cor da íris) para atenua-la. Já quem possui olhos mais escuros tem um pouco menos de sensibilidade, porém, não tem correlação direta com a Síndrome da Visão do Computador. Na verdade, esta síndrome tem mais relação a sintomas como fadiga visual, sensação de embaçar as vistas, dores de cabeça e dores na nuca.


 


 


 


 


 


 

Um comentário: