quinta-feira, 10 de abril de 2014

A Importância do Design na Internet

Reprodução
 
 
Estar presente na internet se tornou imprescindível para empresas que desejam seguir sendo competitivas com seu produto e/ou serviço.

 As empresas devem estar onde os clientes estão. É essa necessidade de se aproximar dos usuários que faz com que as empresas criem seus sites, mas ter uma página com as informações e o contato da empresa não é suficiente para obter bons resultados na internet.

 O design de um site vai muito além da aparência: são as cores, a disposição de elementos gráficos, arquitetura da informação, usabilidade, acessibilidade e navegabilidade. Juntando todos esses itens, temos um design limpo, simples e intuitivo que poderá aumentar o tráfego e a taxa de conversão de um site sem precisar de mais investimentos (que poderão ser realizados somente se quiser otimizar os resultados).

Design e comunicação

 O que diferencia o trabalho de um web designer profissional do trabalho de uma pessoa que sabe operar softwares são os resultados de tráfego e conversão. Ter presença na internet não é apenas possuir um web site, mas sim fazer com que o mesmo represente fielmente a sua marca e conquiste os usuários. Além do desenho, há alguns conceitos que devem ser considerados no desenvolvimento do design de sites:

1. Princípios de Gestalt – Trata da percepção das formas;

 2. Semiótica – Ciência que está relacionada à teoria da comunicação. Também está ligada à psicologia, filosofia e sociologia;

 3. “eye-tracking” – Estudo sobre o caminho que o olho do internauta percorre nos websites;

 4. Interação – O site precisa corresponder à interação do usuário;

 5. Cores – Estudos demonstraram que as cores podem alterar os resultados das vendas na internet, influenciando diretamente os usuários. Usa-las de maneira correta pode determinar a melhora dos resultados e o êxito de seu site.

 6. Usabilidade – As diretrizes de usabilidade podem fazer com que as informações mais relevantes ganhem “destaque” aos olhos dos usuários.

Novo design

 O Design é a base que sustenta a imagem da sua marca, por isso é importante que ele seja consistente; é tornar algo complexo em simples informações que todos consigam entender de forma prática e visualmente agradável.

 Para as empresas que já possuem sites e desejam aumentar seus resultados, um novo design pode trazer os seguintes benefícios:

• Aumentar a captura de e-mails;
• Aumentar o número de visita;
• Aumentar as páginas visitadas;
• Aumentar o tempo do visitante no site;
• Aumentar a qualidade dos comentários;
• Diminuir a taxa de rejeição
.
CONCLUSÃO

Um bom design não é apenas um “enfeite” para a sua marca, e pode conseguir resultados incríveis. Todos os benefícios citados anteriormente são difíceis de conquistar, mesmo com um bom trabalho de posicionamento (SEO) e links patrocinados e conseguir tudo isso apenas com uma mudança no design de seu web site já é ótimo!

Por Quintino Gomes Freire 

Fonte: http://www.agenciab5.com/importancia-design/

Gestão de Conteúdo: Caroline Ornellas

O Nedi está com as inscrições abertas para o curso: Design de Internet (Web Design) e Mídias Sociais.

Para saber mais informações sobre o curso, clique aqui.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário