segunda-feira, 16 de junho de 2014

A HISTÓRIA DA EMPRESA E SUA INFLUÊNCIA NO DESIGN

Produtos exclusivos com personalidade e muita história pra contar. Não importa de qual especificamente estamos falando, o que importa é a qualidade e a essência que transforma qualquer coisa em algo puro e perfeito.
Nesse momento em 2014 está acontecendo uma explosão de empresas novas, dezenas delas surgem todos os dias. E na hora de projetar o conceito e criar uma comunicação eficiente, ficamos naquele ciclo de futuro e tecnologia, isso é bom mas não ,podemos deixar isso afetar a personalidade no momento em que precisamos lidar com empresas de tradição no mercado.
Design Para Empresas historia influencia design 02 A história da empresa e sua influência no design
Nova loja Starbucks
A história da empresa e sua influência no design.
Falar em identidade visual e campanhas publicitárias nas empresas com grande tradição é inspirador e de deixar qualquer designer vislumbrado com essa essência. Não quero saber se vai ser flat ou se vai ser realismo, quero mesmo saber sobre quem fundou, quais suas perspectivas, sucessos, erros, etc. É isso que irá gerar idéias para elaboração de uma excelente campanha ou identidade visual daquela empresa. Que seja um rebrand, mas que seja feito com essência.
Design Para Empresas historia influencia design 03 A história da empresa e sua influência no design
Novas agências dos Correios
A comunicação e o design da Johnnie Walker é um exemplo de sucesso, suas embalagens remetem exatamente do que se trata o produto. Em seu site, conta o legado de Alexander Walker na fazenda Todriggs que é onde começa a jornada da marca. E não é só isso, além de demonstrar tradição, ela também investe no contemporâneo, por exemplo com o “Platinum Label” que foi criado pelo atual Master Blender, Jim Beveridge.
“Pensando em um novo perfil, o do consumidor contemporâneo elegante, que busca novos sabores e toque moderno não apenas em seu líquido, mas também em seu design.”
Isso reforça o quanto é importante um reposicionamento estratégico de marcas que em alguns casos levam a empresa a mudar tudo. A mudança pode ser interessante em alguns casos, mas, trágico em outros. Sempre deve estar alinhada com os objetivos estratégicos da empresa.
Design Para Empresas historia influencia design 04 A história da empresa e sua influência no design
Hotéis Holiday Inn
É importante entender profundamente como o consumidor entende aquela marca e qual a sua experiência com ela, assim conseguimos traçar o caminho certo para errar menos ou nenhuma vê.
Mudar às vezes é arriscado, mas necessário. Vamos falar de 2 rebrands de marcas de história seja dentro do próprio ciclo ou com o cliente.
CORREIOS
O mais badalado atualmente em 2014 é o dos Correios. O logotipo formado pelas duas setas permanece com seu dinamismo e movimento. É uma espécie de processo de modernização da empresa. As centenas de comentários negativos acredito que seja conseqüência da qualidade da informação nos dias de hoje. Eu não esperava uma mudança drástica em uma marca como a dos correios. Em minha opinião a nova marca preserva os atributos de tradição e confiança, acho que é isso que interessa.
Design Para Empresas historia influencia design 05 A história da empresa e sua influência no design
Loja Ferrero Rocher
HOLIDAY INN
Com seus mais de 3.000 hotéis em todo o mundo, e sua pouca tradição, o Holiday Inn já está presente na cabeça das pessoas que tem costume de viajar. O novo logotipo mantém um estilo de identidade que procura representar hospitalidade e simpatia com clientes e franqueadores.
Esses 2 exemplos refletem no mesmo comportamento das outras marcas. A TVGlobo, Ferrero Rocher, Pepsi e Starbucks mantém o mesmo estilo de logo e só evoluíram do ponto de vista do Design.
Que essas histórias sejam inspiradoras para você pensar no legado da sua empresa atrelado a magia do design.
Design Para Empresas historia influencia design 06 A história da empresa e sua influência no design
Rebrand Pepsi
Design Para Empresas historia influencia design 07 A história da empresa e sua influência no design
Rebrand TVGlobo

Designer, Fotógrafo e adepto a desafios. Desde 2007 o Design me inspira. Passei por grande experiência no setor de saúde, beleza e esportes Atualmente no setor hoteleiro, mobile pay e marketing digital. luanrafael.com behance.net/luanrafael

Nenhum comentário:

Postar um comentário