terça-feira, 27 de maio de 2014

Como Fazer Email Marketing e Não SPAM

Email Marketing
Olá leitores da Mestre,
Muitas pessoas geralmente associam email marketing com SPAM, mas existe uma grande diferença entre essas duas técnicas: a permissão de quem recebe o email.
No SPAM, os emails são enviados a milhares de usuários sem a permissão destes, o que incomoda, pois ocupa espaço na caixa de email com informações que na maioria dos casos não são interessantes para pessoa que recebe o email.
Já no email marketing, os emails são enviados com o consentimento do dono da conta e existe a opção de cancelar o envio destes emails, ou seja, no email marketing a pessoa quer receber seus emails, o que significa uma audiência interessada no que você tem a expor.
Obviamente, criar uma grande lista de emails com pessoas interessadas demora mais tempo do que simplesmente usar um software que mande milhares de emails sem a autorização das pessoas, mas apesar de ser comum, a técnica de spam por email é fortemente desencorajada, pois para cada cliente conquistado, existirão milhares de pessoas que ficarão insatisfeitas e verão sua marca como spam.
Por outro lado, mesmo necessitando de mais esforço, o email marketing tem diversas vantagens.

Vantagens do Email Marketing

  • Visibilidade: De acordo com o IBGE, o principal motivo de acesso à internet no Brasil é o email. Ou seja, se uma pessoa se conecta à internet é bem provável que ela vá checar seus emails, e seria um ótimo negócio ter sua marca divulgada em um lugar onde certamente o cliente irá olhar.
  • Segmentação: Quando uma pessoa se cadastra para receber seus emails, podemos pedir informações adicionais para mandar emails diversificados por grupos de idade, localidade ou grupos de interesse.
  • Interatividade: Com um simples clique em um link na mensagem do email as pessoas podem visitar seu site, responder seu email ou solicitar a exclusão da lista.
  • Agilidade: Hoje em dia você pode enviar milhares de emails em segundos, e também é muito fácil medir o resultado de sua campanha de email marketing, utilizando links e parâmetros exclusivos nas mensagens por email, por exemplo.
  • Boa relação custo X benefício: O custo para enviar e receber emails é quase zero e o retorno de uma campanha séria de email marketing pode ser muito grande, pois é criada uma relação de credibilidade entre a empresa e o cliente.

Como fazer um campanha de email marketing de sucesso?

Os benefícios são vários, mas temos que atentar para algumas dicas para termos uma campanha de sucesso de email marketing:
  1. Envie mensagens não comerciais: Não encha a caixa de email dos seus assinantes apenas com propagandas, ofereça informações úteis, para que assim as pessoas gostem de receber seus emails e assim, quando você enviar alguma propaganda você já terá a simpatia dos leitores.
  2. Não foque apenas em buscas comerciais: Atraia também pessoas que buscam por informação para sua lista de emails. Para isso, forneça um conteúdo de qualidade e não apenas propagandas, assim você cria um vínculo com essas pessoas que buscam informação e quando elas buscarem algo para comprar já terá sua empresa em mente.
  3. Apresente algo interessante já de início: Quando você oferecer enviar emails para as pessoas que acessam o seu site, mostre o porquê elas devem fazer isso. Apresente todas as vantagens logo de cara, como artigos, gráficos, livros virtuais, ferramentas, etc. Não fique apenas na promessa, prenda a atenção das pessoas o mais cedo possível e mostrecredibilidade.
  4. Ofereça algo impressionante gratuitamente: Esta é uma ótima maneira de atrair as pessoas. Ofereça alguma ferramenta, brindes, artigos ou qualquer coisa que possa ter valor para os visitantes do seu site.

Quais softwares são recomendados?

Existem diversos softwares para email marketing, mas os que eu posso recomendar são apenas aqueles que tive a chance de utilizar. O primeiro é o Mailchimp, que possui uma parte gratuita e outra paga. Outro software que já tive a oportunidade de utilizar é o Streamsend.
Qualquer uma das suas escolhas é importante observar as políticas que estas empresas possuem de tolerância de spam e cadastro de usuários. Por exemplo, o Mailchimp dificulta muito a importação de emails, chegando a exigir detalhes caso você importe muitos emails sem que eles tenham se inscrito em sua base. Outro ponto é que eles podem bloquear a sua conta caso ela tenha uma incidência maior que 0.01% de marcação de spam pelos seus leitores. É algo crítico, mas nada que preocupe uma empresa/profissional que faça um trabalho seguindo os itens abaixo.

Aumente a sua lista da maneira correta

Como eu mencionei logo na introdução do artigo, muitas pessoas/profissionais querem um caminho curto para o sucesso. Este caminho parece ser curtos quando se compra uma lista de emails ou utiliza-se de softwares de spam. Este é um caminho que você nunca deve seguir. Primeiro porque a pessoa que receberá o email, não está realmente interessado no que você vai enviar e segundo porque você provavelmente vai cair na caixa de spam deste usuário.
Sendo assim, a minha recomendação é que você aproveite a coleta de emails de forma inteligente. Para isto, existem algumas formas:

Caixas de Newsletter

Comumente utilizadas em blogs e portais de conteúdo, estas caixas ficam normalmente à direita ou no final de cada artigo, sempre com uma chamada para o usuário aderir ao recebimento de emails. Um artigo formidável que eu li mostrou isto muito bem:
Localização da caixa de opt-in
Alguns exemplos de caixas que você pode utilizar nestas áreas são:
No topo:
Exemplo de caixa de opt-in
No final do artigo:
Exemplo de caixa de opt-in
Na lateral:
Exemplo de caixa de opt-in
A essência aqui é testar muito bem!

Facebook

Uma forma simples é integrar a sua plataforma de email marketing com a sua página no Facebook. Aqui na Mestre utilizando o Mailchimp e ele possui uma funcionalidade que cria uma aba no Facebook para as pessoas se inscreverem na nossa base de emails:
Mailchimp - Integração com Facebook
O interessante aqui é que você pode utilizar Facebook Ads para promover a aba!

Google Adwords

Não é uma funcionalidade muito utilizada no Brasil mas existe uma extensão no Adwords que permite a disponibilização de uma caixa nos anúncios para que as pessoas se inscrevam em sua base de newsletter.
Extensão do Adwords para coleta de emails
Esta extensão não está disponível em todas as contas do Google Adwords e por isto você precisa acionar o seu gerente de contas ou tentar a liberação por este formulário.

Fique atento ao Mobile!

Ainda que você não tenha um site responsivo ou voltado aos dispositivos móveis, saiba que a maior parte dos usuários abrem seus emails em dispositivos móveis. De acordo com o estudo “US Consumer Device Preference Report: Q4 2013“, 65% dos emails são abertos em dispositivos móveis nos EUA. Este número pode ser próximo no Brasil, uma vez que a quantidade de usuários adquirindo smartphones e tables vêm aumentando.
Como ignorar este tipo de comportamento ou melhor, como ignorar este novo tipo de leitura de emails? É impossível no marketing digital. Neste sentido, você pode ler o guia de boas práticas da Mailchip, que ensina diversas dicas para conseguir montar um bom email para dispositivos móveis,

Email em E-Commerce

Existem estudos que mostram que 99% dos visitantes de primeira viagem não compram nas lojas virtuais. É meio que aquele tempo para você se acostumar com o lugar, olhar bem e sentir-se seguro. Quem nunca fez isto?
Para não perder estes possíveis compradores, uma estratégia bem comum no e-commerce é a recuperação de carrinho, ou seja, lembrar aquele usuário de que ele deve completar a sua compra. Em muitos casos até oferecendo um cupom de desconto para incentivar ainda mais.
Um estudo da SeeWhy mostra um pouco mais sobre o tempo em que um visitante precisa para converter e como é o padrão de abandono de carrinho:
Estudo da SeeWhy
Segundo o estudo, as primeiras 12 horas são fundamentais para fazer este usuário converter.
O estudo mostrou ainda que 75% das top 500 empresas de ecommerce que utilizam nutrição de carrinhos abandonados, fazem esta ação com até 1 hora de abandono do carrinho. Eles descobriram que 50% dos “abandonadores” que compram, o fazem em até uma hora do abandono. Então tempo é tudo nesta ação!
Estudo - Recuperação de Carrinho
Considere enviar emails com 1 hora, 24 horas e menos de duas semanas do abandono do carrinho, logicamente dependendo do comportamento do seu comprador. Com este tempo, compradores que tiveram boas razões para abandonar o carrinho podem ter a informação necessária para fechar a compra no momento da abordagem.
Implementar este tipo de ação não é nada complicado e uma solução possível é a utilização do Mailchimp. Este tutorial mostra muito bem como fazer utilizando Magento e já esta matéria explica como funcionam os triggers de ações no Mailchimp.

Você também pode fidelizar ainda mais os seus clientes

De acordo com um estudo da Marketing Metrics, as suas chances de vender algo para um consumidor que já tenha comprado com você é de 60-70%, enquanto vender para um potencial consumidor novo é de 5% a 20%.
O modelo aqui é bem simples. Pense em formas de atingir a sua base de compradores. Contatos espontâneos por email podem lhe ajudar:
  • Envie uma mensagem de “você é um cliente fiel, então resolvemos lhe presentear com um desconto”;
  • Lembre-se do aniversário e ofereça um belo desconto;
  • Existem empresas especializadas em envio de email de produtos relacionados aos que você vendeu para aquele consumidor, o famoso “quem comprou isto, também comprou aquilo”;
  • Ofereça frete grátis para quem já compra com você;

Conclusões

Em resumo, o marketing por email é uma ótima estratégia para aumentar a fidelidade dos visitantes e as conversões do seu site, mas para isso você nunca deve recorrer ao spam e deve sempre oferecer conteúdo/mensagens/promoções/ofertas de qualidade para seus leitores.
Espero que tenham gostado do artigo e qualquer dúvida ou sugestão, compartilhe-as na área de comentários! Até a próxima!
Crédito da imagem: caribb

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